Conheça 5 livros sobre a cultura DevOps que todo entusiasta precisa ler

Maravilha pessoal!? Mais uma vez aqui e dessa vez falando sobre os principais livros que um apreciador da cultura DevOps precisa ler/conhecer, no geral, qualquer pessoa que pretende seguir essa linda carreira… Falando sobre mim, agora no mês de Dezembro eu termino a leitura do 3º livro da minha lista (Manual de DevOps). Essas obras são figurinhas carimbadas na comunidade mundo a fora, esses livros são uma referência para você conhecer sobre a cultura que permeia o DevOps e todos os seus pilares. Se você pretende saber o que é DevOps, o que um profissional de DevOps precisa saber, nada melhor do que começar pela leitura desses livros, vai ajudar você e MUITO!

Sobre os livros que listarei, tenho me baseado em indicações de amigos do trabalho, da própria comunidade DevOps, eventos (DevOps Days), meetups e podcasts que costumo participar sobre DevOps, são livros que lhe darão uma base legal sobre como as empresas tem empregado as boas práticas em torno da cultura DevOps, como isso trouxe agilidade e melhoria nos resultados finais. Uma coisa que a gente precisa entender e que muita gente se perde é — a cultura DevOps não é apenas melhorar a colaboração entre os times de desenvolvimento e operações, mas sim, todos os times ali envolvidos dentro da organização. Bora começar? 📚

A ideia é apresentar os livros mesclando algumas indicações e alguns que na minha opinião são relevantes, e também quero mostrar para vocês que alguns deles estão disponíveis 0800 para leitura. Além disso, deixarei também uma dica bônus no final para que você possa sair da leitura dos livros e começar praticando, usando algumas ferramentas DevOps. 🚀

O livro Manual de DevOps escrito por Gene Kim, Jez Humble, Patrick Debois e John Willis retrata bem o sucesso de como muitos times, por exemplo, Desenvolvimento, QA, Operações podem entregar valor para a organização como um todo.

Manual de DevOps

Aqui nessa leitura você deve aprender muito sobre a revolução DevOps e como isso é aplicado em grandes empresas do setor de tecnologia da informação, vale demais a leitura, bom, pelo tanto que eu já li, eu estou gostando. Outro ponto bacana de citar é que ele da coordenadas de como você pode começar com a transformação do DevOps dentro da organização, quem precisa estar envolvido, como planejar uma equipe de trabalho e também a obra cita detalhes bem técnicos, como criar uma base de pipeline de implementação, testes automatizados e automação dos processos.

Esse livro está na minha lista de leitura para os próximos meses, mas posso detalhar aqui para vocês as pesquisas que eu fiz em torno dele. Basicamente ele descreve também as etapas que engenheiros de softwares devem tomar para ajustar a sua organização seguindo a base do DevOps e seus pilares.

DevOps para Leigos

Essa obra foi uma escolha particular minha, porque eu quis entender por outros autores, como mergulhar dentro da cultura DevOps em ambientes corporativos, como engajar o time para que os colegas estejam cientes do quão vantajosa é aplicar os métodos e as ferramentas que estão dentro da esteira DevOps como um todo. Falando da minha experiência de trabalho, acredito que se eu tivesse lido esse exemplar alguns anos atrás, com certeza eu teria feito muito para o ambiente que eu estava inserido, naquela época estávamos em uma discussão de como poderia ser útil as ferramentas DevOps, e as pesquisas que eu fiz sobre esse livro retrata bem como você pode aplicar o DevOps no seu time/organização.

Aqui está um super livro, esse livro trás dicas valiosas para você que pretende entrar de cabeça nas melhores práticas do mercado de tecnologia atualmente. Aborda muito conteúdo sobre o que é o SRE (Site Reliability Engineering), o que ela difere das práticas convencionas do mercado e também o que um profissional de SRE faz.

Engenharia de Confiabilidade do Google

O legal também que posso contar sobre esse livro é que ele mostra as melhores práticas do Google para treinamento, comunicação e reuniões e como isso pode ser útil para a sua empresa. Tudo começou com o Borg dentro do Google onde eles começaram a trabalhar com orquestração de containers. Esse Esse livro mostra como a equipe SRE do Google permitiu ao Google construir, implantar, monitorar e manter alguns dos maiores sistemas de software do mundo. Vale demais essa leitura pessoal, muitos colegas de trabalho, da comunidade indica para quem está estudando e pretende seguir na carreira. Aqui você pode ler esse livro 0800 diretamente do site do Google.

Outro livro legal que já li e reforço para o pessoal em geral é este, O Projeto Fênix de Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford. Esse livro é baseado em uma história na qual é mostrado os problemas mais comuns que nós profissionais de TI vivenciamos, ótimo para quem quer empregar DevOps dentro da empresa.

O Projeto Fênix

Na história do livro, conta sobre um sistema que determinada empresa está desenvolvendo e que o processo de desenvolvimento está com atrasos nos targets, precisando de uma grande mudança interna para não ir à falência. Justamente no momento de retomada, existe um projeto que dá nome ao título do livro, O Projeto Fênix. A leitura é bem simples, não aborda assunto extremamente técnicos então qualquer pessoa que deseja apreciar essa obra deverá ler sem grande problemas. O livro mostra alguns problemas que são do cotidiano de empresas, como problemas de auditoria, problemas em torno de implantação de projetos, falta de comunicação, concetração de conhecimentos, entre outros, isso tudo é mostrado no decorrer na história. Você aprende MUITO.

Esse livro está na minha lista de leitura, ainda não comecei e pretendo logo mais iniciar essa leitura. Para clarear as ideias, de acordo com as pesquisas que eu fiz, mostram que esse livro apresenta um conjunto de padrões de microsserviço, relatando a experiência da autora Susan Fowler com padronização de mais de mil microsserviços do Uber.

Microsserviços prontos para a Produção

É bem legal também citar que nesse livro teremos a chance de aprender sobre como projetar microsserviços que são estáveis, confiáveis, escaláveis, tolerantes a falhas, e monitorados. Vi relatos também de pessoas contando que o livro aborda como um Arquiteto de Sistemas deve se portar em relação à complexidade de gerenciar ecossistemas de microserviços e apresentando soluções para resolver tais problemas e vale falar também que esse livro é ideal para quem está entrando no mundo dos microssserviços, então já é uma grande dica se você pretende seguir esse roadmap.

Conforme eu tinha citado lá no começo do artigo, deixo aqui alguns livros que você pode ler diretamente via web, são excelentes livros também, vale demais por eles na sua lista de leitura.

SRE Books

Saindo da cultura DevOps e caindo direto nas ferramentas, não poderia deixar de citar a grande iniciativa do Jeferson Fernando da Linux Tips. Recentemente ele liberou de forma FREE dois livros que fazem parte do conteúdo dos seus cursos da Linux Tips, isso mesmo, você pode aprender MUITO usando apenas os livros e praticando do seu lado. Demais, não!?

🐳 Descomplicando Docker
⚓️ Descomplicando Kubernetes.

Acredito que tenha coberto o que eu tinha planejado para esse post, obrigado demais pela sua leitura, por ter chego até o final aqui, se você gostou deixa seu comentário, se tiver melhorias que deseja adicionar ou não gostou, comenta também que eu melhoro nos próximos. Valew demais pessoal, obrigado pelo seu tempo e até o próximo post de DevOps. Tmj!

DevOps from zero to hero