DevOps Days Campinas

DevOps Days Campinas: O primeiro de MUITOS 🚀

Falaaaaaaaaaaaaaaa pessoal, nós aqui de novo, dessa vez o artigo será sobre o DevOps Days, deixarei as ferramentas técnicas um pouco de lado para mostrar um pouco da minha experiência nesse evento TOP que ocorreu na sexta-feira. 🔝

Evento TOP

Antes do terraform apply, ops, antes de começarmos, quero destacar o site do evento aqui. Aproveite e veja os outros DevOps Days ao redor do mundo, é demais.

Esse evento foi incrível em todos os sentidos, speakers, conteúdo massa, público, local de fácil acesso, organização, o pessoal está de parabéns. 👏 👏
Depois desse, pretendo ir em outros eventos da comunidade, é sempre bom participar.

Sensacional

Bom, eu queria falar de todas as palestras que teve no evento, afinal gostei de todas, mas o artigo ficaria imenso né, então optei por discorrer em torno de duas, pois uma está relacionada ao meu aprendizado em Kubernetes e a outra é um gancho para nós profissionais de TI sairmos da “zona de conforto” e ver que podemos trabalhar mais como comunidade.

Como eu estou aprendendo sobre Kubernetes, gostei muito da palestra do Thiago Dias Francisco, onde ele mostrou como efetuar um deploy no Kubernetes com Helm, os exemplos foram precisos mostrando um case hands on. Para quem não sabe, o Helm é basicamente um gerenciador de pacotes para aplicativos em execução no Kubernetes, ele cria, versiona, publica os artefatos, você também consegue desenvolver templates dos seus arquivos YAML, ele facilita ainda mais a criação de contêineres. Deixo aqui o link de acesso à documentação do Helm.

Vou aproveitar aqui e dizer que meu próximo artigo sobre Kubernetes está no forno, esse artigo vai descomplicar o Kubernetes.

Me aguarde

Já a palestra do Mateus Prado foi massa também, ele expôs alguns pontos que ocorrem durante a contratação de um DevOps Engineer, a dificuldade das empresas em buscar esse tipo de profissional, e como sermos melhores para contribuir com a comunidade, onde é muito importante participar de eventos, meetups, congressos, ler mais livros, falar sobre uma nova ferramenta que o time está preparando na empresa, etc.

Podemos fazer muito para ajudar a comunidade, e tudo isso de GRAÇA. Foi um “puxão na orelha”, legal também quando ele frisa que devemos procurar ajudar no momento da contratação, unindo os times de desenvolvimento e operações para ajudar o RH, pois, a pessoa que vai entrar na empresa será nosso colega no dia a dia, e temos que estar juntos, do começo ao fim.

Juntos e Shallow Now

Bom, existe muito para se falar sobre o DevOps Days Campinas, mostrei aqui apenas minha visão básica de duas palestras que foram feitas no evento. Caso você queira ver os conteúdos das palestras, você pode procurar no site do slideshare, lá o pessoal sempre divulga as apresentações.

  • Conclusão

Participem nos próximos, o evento é show. Você vai aprender MUITO com profissionais excelentes da área, vai encontrar aquele amigo da empresa antiga, vai fazer muitos contatos, e ver que os eventos da comunidade são TOPS.

Deem uma olhada no site oficial do DevOps Days, caso na sua região ainda não tenha, procure falar com o Rafael Gomes, ele pode te ajudar nesse processo. #VAIIII

Passion for DevOps