Zabbix Share: como importar uma template?

Fala pessoal, hoje o artigo é super importante, afinal, a grande parte dos profissionais que usam Zabbix em sua infraestrutura, um dia teve que buscar templates ou outros recursos no Zabbix Share.

Eu afirmo que é importante porque na época que eu comecei a usar o Zabbix, eu precisa de uma template e justamente estava no Zabbix Share, só que tinha um problema; eu não sabia importar para o Zabbix e muito menos configurar :/

Hoje venho para mostrar esse processo de importar uma template para o Zabbix. Vou usar um exemplo simples, o básico do básico, mas que não deixa de ser essencial no dia a dia para aqueles que estão começando.

O link do Zabbix Share é: https://share.zabbix.com/

Vale ressaltar que a documentação do Zabbix é super completa e de fácil leitura. Por isso, sempre consulte o manual para configurar a ferramenta. Nesse link você acessa a documentação das versões disponíveis do Zabbix: https://www.zabbix.com/manuals

Você pode acessar o link do Share também pela própria ferramenta, na parte superior, veja abaixo a tela:

Tela inicial do Zabbix

Na tela abaixo podemos ver a página do Zabbix Share:

Zabbix Share

O Share é uma ótima ferramenta de apoio ao Zabbix, com ele podemos importar templates, módulos e outros recursos. A comunidade ao redor do mundo é muito forte e o Zabbix vem crescendo a cada ano, o pessoal sempre lança funcionalidades e compartilha as experiências, templates, itens e triggers que são feitos. Eu mesmo já participei do meetup do Zabbix e foi maravilhoso a experiência, em um único dia se aprende muito com a galera.

O intuito é sempre ajudar o próximo :-)

Segue o link da comunidade brasileira de usuários do Zabbix: http://zabbixbrasil.org/

Bom, nesse artigo vamos usar a template do ICMP Ping (Official ICMP Ping Template from Zabbix distribution. It is used to check hardware availability by ICMP.)

Basta você acessar a página e no menu lateral clicar em Official Templates.

Template ICMP Ping (Zabbix Share)

Algumas informações são importantes, tais como, (tipo, versão usada, data de criação e versão miníma).

Informações da template ICMP Ping

Essa template é padrão do Zabbix, no momento que você instala o Zabbix Server você pode adicionar essa template aos hosts da sua rede. Como mostrado anteriormente, existem templates de cloud, banco de dados, impressoras, SNMP devices, sistemas operacionais, etc.

Assim que você acessa a página da template, existe o link de download ou um manual direto ao GitHub, com o passo a passo para importar a template e configurar o host a ser monitorado.

Na maioria dos casos será necessário você ler todo o manual para importar corretamente a template, por exemplo, as vezes é necessário criar um UserParameter, adicionar um script no agente do Zabbix ou até mesmo criar uma expressão regular. Essa parte avançada podemos escrever em um próximo artigo, vai ajudar muitas pessoas também.

No nosso exemplo será apenas o download e importar no Zabbix.

Seguindo nosso artigo, você pode clicar em Downloads para baixar a template:

Tela do template ICMP Ping

Feito isso, vá até o Zabbix e clique em Configuração, depois Templates:

Tela de template do Zabbix

Nessa parte você clica em importar:

Tela para importar template Zabbix

Você escolhe o arquivo (é um arquivo .xml) e clica em importar. A mensagem “A importação foi concluída com êxito”, deve aparecer:

Tela de Templates Zabbix

Com isso feito, podemos ir até dados recentes e verificar se a template está funcional:

Tela de dados recentes Zabbix

Podemos ver que a template está funcionando, ela possui 3 itens que são:

  • ICMP loss
  • ICMP ping
  • ICMP response time

Como também está configurado 3 triggers:

Tela de triggers ICMP Ping Zabbix

Bom, está feita a importação da template, eu abordei a parte básica do processo, sei que existem muitas variáveis se tratando de outros tipos de hosts, como banco de dados, cloud, web servers. Não entrei em detalhes sobre o arquivo da template porque isso é bem específico e requer muita atenção, o arquivo .xml não pode ter erros e caso algo tenha sido digitado errado, uma virgula, já afeta o funcionamento.

Espero que vocês usem mais esse recurso que é o Zabbix Share, lá existem muitas templates prontas que podem transformar sua infraestrutura de monitoramento. Qualquer dúvida, só me chamar :-)

#VAIIII

Passion for DevOps